Compras no supermercado
Divulgação

As marcas próprias no setor varejista brasileiro estão ganhando terreno, com um crescimento significativo de 7,6% em 2023, destacando-se principalmente na categoria de perecíveis. Este aumento notável é atribuído à percepção crescente das marcas próprias como uma alternativa econômica sem comprometer a qualidade, especialmente em tempos de crise econômica.

De acordo com a análise da Scanntech, líder em inteligência de dados para o varejo, cerca de 65% do faturamento dos supermercados no Brasil provém de categorias com marcas próprias. Estas oferecem uma margem de lucro superior, contribuindo para um crescimento sustentável do negócio.

O estudo realizado revelou que os supermercados que apostam em private labels, ou seja, produtos oferecidos sob sua marca registrada, observaram um aumento considerável na participação em vendas, especialmente em categorias como perecíveis e mercearia básica. O crescimento nas vendas de marcas próprias na cesta de perecíveis foi de 26,8%, superando o aumento de 15,7% das demais marcas.

Mario Ruggiero, diretor da Scanntech, ressalta que as marcas próprias estão crescendo mais rapidamente devido à demanda dos consumidores por alternativas mais econômicas que mantenham a qualidade. “Cada vez mais, varejistas e indústrias estão formando parcerias para oferecer produtos de qualidade comparável às marcas líderes, sendo também uma ferramenta eficaz de awareness para a marca varejista e fidelização de clientes”, explica Ruggiero.

Apesar de categorias como biscoitos, sabão, chocolate e iogurtes serem cruciais para o varejo, as marcas próprias nessas áreas ainda são pouco desenvolvidas, indicando um grande potencial de crescimento. A presença crescente desses produtos nas prateleiras dos supermercados é uma estratégia deliberada de grandes redes varejistas, tanto no Brasil quanto globalmente, para oferecer opções de preço mais baixo sem comprometer a qualidade.

A Scanntech, originária do Uruguai e atuante no Brasil desde 2013, tem sido fundamental na transformação do uso de informações de mercado. A empresa oferece uma plataforma de inteligência de mercado ágil e acionável, ajudando a identificar oportunidades para alavancar os resultados no varejo e na indústria. Com uma base robusta e detalhada de dados, a Scanntech analisa informações de cerca de R$ 680 bilhões do varejo alimentício brasileiro, fornecendo insights valiosos para o setor.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.